Não vou reclamar que toda a culpa da apostasia e desvirtuamento da mensagem do Evangelho do Senhor seja do cristianismo. O maior culpado neste contexto é aquele que permite ser enganado, que alimenta e sustenta a máquina do engano, que se sujeita à mentira, que se acomoda no conveniente, que se aproveita da oportunidade de ganho pessoal, que vende a sua alma a preço de bagatela maligna. Se assim não o fosse, não existira o cristianismo e todas as religiões do mundo. Se o homem tivesse o anseio pela verdade, o mal não seria personificado.
O mal não está neste mundo. O mal está nas pessoas deste mundo, nos humanos que dão corpo para o que príncipe do mundo manifeste a sua natureza transgressora, desobediente, sedenta de poder. Em vez de permitirem ser usados como instrumentos do bem, como servos do Senhor, para promover a paz e o amor, escolhem ser instrumentos do mal, servos do maligno, e promovem, e estabelecem, todas as formas de alienação, para que o egoísmo impere, a individualidade reine, a intriga e discórdia se desenvolvam, o ódio, conflitos e guerras deem a tônica no que chamam de vida.
A vida humana não passa de um cisco, de palha que se queima em segundos. O homem, com sua natureza defeituosa, na sua arrogância, se considera o dono te tudo e mal sabe, ou ignora, que é um escravo sob o domínio de um poder iníquo.
Este, nada tem a perder, pois já perdeu tudo, toda a glória que outrora ostentava, e nunca mais poderá recuperar, pois sua sentença já está determinada e a sua execução agendada.
Aqueles, porém, que foram agraciados com uma única oportunidade de recuperar, em parte, o que perderam, ainda tem a oportunidade da escolha. Que escolham o bem; que escolham a verdade, que escolham a glória que antes possuíam.
Eles têm o bem e o mal em suas mãos. Que não deem preferência ao mal, apesar de ser mais leve, mais fácil, o que faz com que o caminho seja mais largo, mais atraente.
Eles têm alguém que os está convidando, ou melhor, chamando-os para ajudá-los, para guiá-los para e no caminho do bem, da paz e do amor. Eles têm o Senhor Jesus.
Seu chamado é discreto, gentil e suave, embora Seu caminho seja estreito e sua porta seja apertada, mas Sua ajuda é eficaz e abundante. A vida que ele oferece é eterna.
Lamentavelmente, neste mundo de poucas escolhas vitais, apenas o bem e o mal, também existe alguém que os está chamando com a intenção de guia-los para, e no caminho do mal, do sofrimento e da dor. Porém, ele camufla este caminho com a aparência do prazer momentâneo, pois já é suficiente para enganar este pobre ignorante.
Oferece esta vida, com todos os seus percalços, seja na degustação do prazer, seja na tortura da dor. Mesmo assim, aqueles que escolhem seu caminho são tão cegos e loucos que nem a dor, o sofrimento, a frustração e a loucura conseguem fazê-los enxergar.
Nada mais ele tem a oferecer. Sabiamente, oculta o seu fim e o de todos os que ele consegue ludibriar.
Ao escolher o bem, o caminho leva à continuidade e perpetuidade da vida. Ao escolher o mal, a vida acaba aqui, pois além, não há mais vida, não importa o que possa vir.
Muitos dizem que é preciso viver esta vida intensamente, porque é uma só. Não tem a esperança de que possa haver uma continuidade. Estão vedados, impossibilitados de ver que a possibilidade desta continuidade certamente não lhes será nada agradável e prazerosa. Não conseguem ver que o que lhes é oferecido aqui e agora, em termos de felicidade e prazer é tão mínimo, tão pequeno, tão insignificante, frente ao que lhes é oferecido na continuidade da vida, na vida eterna, em termos de gozo, paz e plenitude.
Porém, o alcance a esta continuidade que será eterna e de real valor existencial, depende de apenas uma escolha e uma decisão a se tomar agora.
Todos têm esta oportunidade. Todos têm escolha. Ninguém é vítima do acaso. Ninguém é vítima das circunstâncias. Ninguém é vítima da sociedade. Ninguém é empurrado pela onda. Todos têm escolha.
Escolha o que você considera o melhor e colha o que você não é capaz de considerar, pois a colheita é certa.
O mundo religioso não é competente para te orientar nesta escolha, pois ele já é uma má escolha. Felizmente, ninguém é competente para te orientar nesta escolha, a não ser o Senhor, aquele que tudo sabe. Todos os demais, nada sabem.
Procure por aquele quem orienta a viver a paz, o amor e a verdade. Estas pedras compõe o alicerce da verdadeira vida e o construtor é fidedigno. Vá na direção deste construtor e ele irá te receber. Não espere que ele venha até você, pois a escolha é tua. Uma vez feita a escolha por ele, tudo o mais será de sua responsabilidade. Você irá verdadeiramente descansar. Você terá entrado no Seu descanso.
O Senhor é Deus, o Deus de amor e seu amor é manifesto na sua justiça. Ele reivindica sua soberania, enquanto nós lhe oferecemos nossa reverência, com humildade de coração.
Ele não nos concede graça simplesmente porque ele é misericordioso e nos ama, mas porque Sua justiça foi cumprida por aquele único capaz de pagar o preço exigido por ela. Vida santa por vida caída foi o que resolveu a justiça de Deus. A vida do Senhor Jesus por nossa vida. O sangue do justo e inocente pelo sangue de multidões de transgressores. Portanto, nada foi ou é de graça perante a justiça do Altíssimo. Nosso Senhor Jesus só pode ser nosso intercessor depois de ter pago o preço, ainda no reino celestial, antes da fundação deste mundo. Não somos merecedores, sequer dignos de termos sido chamados para sermos filhos adotivos de Deus, nele. Tudo foi por Jesus, nosso Salvador. É ele quem nos acolhe nele, desde que queiramos estar nele, com toda a humildade. Fora dele não há salvação.
Tentar buscar a Deus Altíssimo, diretamente, será a nossa perdição, pois, além de estarmos no nível mais desprezível de pecado, a traição, estaremos mostrando a nossa grande desconsideração pelo sangue do justo que tomou nosso lugar, nos livrando da pena pela traição.
Só podemos nos aproximar de Deus Pai se estivermos no Filho. Não devemos nunca esquecer disso, enquanto tratamos das Suas coisas e da vida que nos promete.
Tudo o que você fizer por Jesus, ou para Jesus, não terá qualquer eficácia, nem permanecerá.
Porém, o que ele fizer em você e por meio de você será uma obra celestial e permanecerá para sempre!
Quando alguém está em Jesus, é uma nova pessoa. Tudo o que era deixa de existir, pois nasce novamente para uma nova vida.
Seus olhos são abertos para ver o prêmio da vocação celestial de Deus em Jesus, o Salvador, a saber, os céus abertos, os anjos e a glória de Deus.
O peso que você está carregando nos ombros será aliviado, não porque você não precise carregá-lo, mas porque Jesus será a tua força e sustento. Só ele lhe oferece esta esperança e paz para a tua alma.
Esta nova vida começa com o Espírito Santo habitando em você. O Espírito de Deus te preenche e ilumina a tua consciência, dando o entendimento e a visão sobre a tua missão e o viver em Jesus.
Quando se é ministrado pelo Espírito Santo, o aprendizado é perfeito, a visão é completa, o entendimento é puro e o viver é santo.
Jesus disse: “eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. Ele não está prometendo uma vida boa, bem-estar, comodidade, tranquilidade, segurança pessoal ou financeira. Ele está oferecendo a verdadeira vida, aquela que ninguém, ou este mundo, é capaz de lhe dar, mas podem te impedir de alcançar. Porém, se você procurar por Jesus, ele nunca irá te abandonar (Jo 10:10; 6:37).
Venha a ele, faça parte do seu corpo e viva como ele! (Is 55:8-11; Mt 11:28)
Neste mundo de pecado e condenação, lembremos que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1).
Que a paz e o amor da parte do Senhor Jesus, nosso Salvador e Deus, seja com você.
……. & …….